Bootleg Blogs e os downloads ilegais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

De quem é a culpa das baixas vendas de albuns?

Da internet

Do elevado preço dos cd's

Da falta de qualidade dos albuns

Da falta de promoção dos artistas/albuns

Exibir resultados

Bootleg Blogs e os downloads ilegais

Mensagem  Bruno em Ter Fev 26, 2008 2:48 am

Como fórum de música que isto é e este sendo um tema vital na industria musical, a conselho vivamente a leitura deste artigo, Bootleg Blogs: Criminals or Pioneers?, sobre a relação entre os downloads de música na internet (e o fenomeno dos blogs especializados nessa matéria) e as vendas de albuns dos artistas.

Não foi por acaso que eu encontrei este artigo num desses mesmos blogs que eu visito frequentemente em busca de albuns (LOL).

Eu sou dos que nos que estou na linha da frente nos concertos. Fica a discussão em aberto, temos muito por onde pegar.
Bruno

Ver perfil do usuário http://www.thisboyissmooth.wordpress.com

Re: Bootleg Blogs e os downloads ilegais

Mensagem  Leandro em Ter Fev 26, 2008 4:42 am

O estado da indústria musical pode ser visto de várias perspectivas, mas eu eu não tenho uma opinião formada sobre o assunto, que na verdade é um assunto muito complexo.

Sobre a partilha ilegal de música na Internet, penso que para alguns artistas é extremamente prejudicial, mas que para outros acaba por ser benéfica. Em grosso modo, no primeiro grupo podem ficar os artistas mais mainstream e no segundo os artistas mais alternativos, apesar de isto não ser assim tão linear.

Na verdade não disponho de dados que possam sustentar qualquer teoria, mas posso dar-vos o meu testemunho pessoal.

Tenho 20 anos e adoro música, mas em toda a minha vida só comprei 8 álbuns.

Disturbed (Coo Coo Cal) [Rap]
Pain Is Love (Ja Rule) [Rap]
Unleash The Dragon (Sisqo) [R&B] Este foi para oferecer.
The Last Temptation (Ja Rule) [Rap]
Get Rich Or Die Tryin' (50 Cent) [Rap]

Os álbuns acima mencionados foram comprados entre 2002 e 2004 (acho eu, não me lembro ao certo).
Alguns destes foram comprados em visitas de estudo ou na viagem de finalistas do 9ºano.
Portanto nestes dias especiais possuia uma quantidade anormal de dinheiro no bolso, era um menino e ainda não possuia ligação à Internet.

Things Fall Apart (The Roots) [Rap]
Speakerboxxx / The Love Below (OutKast) [Rap]

Com a vinda de Kanye West os meus gostos mudaram um pouco.
No meu 12º ano comprei estes dois álbuns, desta vez valeram bem a pena, mas claro que se pudesse voltar a trás a escolha até poderia ter sido outra.
Mais uma vez comprei os álbuns numa visita de estudo e na viagem de finalistas, o que significa que já ia para as viagens com o intuito de gastar entre 15 a 20 euros num CD

100 Days 100 Nights (Sharon Jones & The Dap-Kings) [Soul/Funk]

Quando entrei para a faculdade (Setembro 2005) fiquei finalmente com acesso à Internet, e logo com banda larga. Com as novas tecnologias os meus conhecimentos sobre artistas aumentaram exponencialmente (existem limites). Desde então já ouvi muita cena, desde álbuns péssimos e com grande promoção por parte das editoras até a álbuns simplesmente surpreendentes e com fraca promoção por parte das editoras, mas o espírito até pode ser mesmo esse. Para os amantes da boa música a melhor publicidade é aquela que vai de boca em boca, ou seja de blog em blog, de fórum em fórum.

Eu já tenho Internet há mais de 2 anos (não é assim tanto tempo), e esse facto até me impediu de comprar novos álbuns, pois o único álbum que comprei desde que tenho Internet foi o álbum 100 Days 100 Nights de Sharon Jones & The Dap-Kings. Comprei o álbum este mês, foi caro, mas valeu bem a pena, pois considero-o o melhor álbum de 2007.

Actualmente estes são os únicos álbuns que até posso vir a comprar num futuro próximo, mesmo que estejam a preços ditos normais:
The Dreamer (Jose James) [Jazz]
Windmills Of The Soul (Kero One) [Rap]
Be (Common) [Rap]

Estes não são propriamente álbuns mainstream (Common pode ser um bocadinho), por isso eu estou-me nas tintas para as vendas de artistas como 50 Cent, Chingy, Lil' John e até mesmo Jay-Z, Nas ou Mary J Blige. Se não vendem tanto quanto queriam, o problema não é meu. Eu acho que até vendem unidades a mais. Com tantos álbuns a circular pela net, eu agora para comprar um tenho de o ouvir vezes e vezes sem conta, e o som tem de soar sempre de forma perfeita, se não, não vale a pena. Agora se os álbuns forem perfeitos, não vejo problemas em gastar 15 ou 20 euros para ter uma recordação física da dita preciosidade musical. Foi assim com 100 Days 100 Nights e será assim também com os outros últimos três álbuns acima mencionados.

Por outras palavras, adoro pegar em cd's de qualidade, mas actualmente não abdico do meu iTunes. Prefiro ouvir música no PC, é muito mais prático para gerir grandes colecções de mp3. Os discos físicos servem para recordação, servem para homenagear os verdadeiros artistas.

____________________________________________________-

Se reparem quando fiquei com acesso à Internet, o número de álbuns comprados desceu drasticamente (de 7 em 2 ou 3 anos para 1 em 2 anos e meio). É verdade, com a Internet já não gasto tanto dinheiro em álbuns, mas o que gasto serve para suportar os verdadeiros artistas. Este ano planeio comprar mais dois ou três álbuns, mas todos eles de qualidade inquestionável, para apoiar quem realmente merece. Em suma, se a indústria produzir boa música, ela vende-se sempre. Agora querem milagres?
Leandro
Admin

Ver perfil do usuário http://humano.wordpress.com

Mensagem  Bruno em Ter Fev 26, 2008 12:21 pm

Em primeiro lugar, é claro que se eu tivesse dinheiro para tal adorava ter uma audioteca em casa e comprar todos os albuns que gosto, mas não sou assim tão afortunado por isso acho inaceitavel pagar 19.50 numa fnac por um album de um artista mainstream!

Ikonoklasta escreveu:Se cada exemplar vos custa realmente 15euros a manufacturar, então permitam-me a insolência, vocês ou são mentirosos ou são burros. Em qualquer das hipóteses merecem fracassar.

Tendencialmente, se tiver que comprar um album dou preferencia a um artista menos conhecido e que realmente precisa do meu contributo e não a artistas que pertencem a grandes editores que detem o monopólio. Foi assim que aconteceu durante 2007 que comprei dois albuns, Theory Hazit e Clã da Matarroa (nenhum dos dois chegou a nenhum top de vendas de lugar nenhum!).

Também é verdade que prefiro muito mais gastar o dinheiro para ver um concerto de um artista do que comprar o seu album, dá-me um gozo muito maior! Foi por isso que em 2007 vi, entre outros: Cypress Hill, Steinski, Dizzie Rascal, The Streets, Ojos de Brujo, Babylon Circus...

Curiosamente, e ao contrário do Leandro, o download de musicas na internet foi acompanhado por um aumento nestes dois pontos acima referidos por dois factores:
  • a internet permitiu o desenvolvimento dos meus gostos musicais que até então eram escassos

• o meu poder económico foi aumentando (não muito) pela mesma altura

Para 2008 não faço planos, vamos ver o que acontece...
Bruno

Ver perfil do usuário http://www.thisboyissmooth.wordpress.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: